Skip Navigation Links
Windsor Atlantica
Avenida Atlântica, 1020 - Copacabana
Fone: (21) 2195-7800, Fax: (21) 2195-7850 Entre em contato com o hotel
Veja as fotos 1 / 9 -

Sustentabilidade

Responsabilidade Social e Sustentabilidade


Após o percurso de um ano em busca do aprimoramento da implantação de ações sustentáveis, Windsor Atlantica Hotel, localizado em Copacabana, conquista a certificação Travelife Gold – Sustainability in Tourism.

O Hotel passou por diversas adaptações em todos os setores. Os colaboradores tiveram que reciclar seus próprios hábitos e atitudes, para que assim o hotel pudesse exercer atividades sustentáveis em todas as áreas e, por conseguinte, ser aprovado nos exigentes itens considerados essenciais para recebimento do Selo Ouro.

A premiação ocorreu durante a Feira das Américas, dia 25 de outubro de 2012, no stand Windsor Hoteis, onde Nicola White, diretora da associação do Reino Unido que gerencia a Travelife – The Travel Association – e Sören Stöber, auditor da ABTA – The Travel Association – entregaram a placa que ratifica a certificação na categoria Ouro, tornando-se assim o primeiro hotel do Brasil a receber este certificado.


CONHEÇA NOSSA POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE


O Windsor Atlantica Hotel, um dos maiores hotéis cinco estrelas da cidade do Rio de Janeiro, com foco principal nos mercados corporativo e de eventos, se compromete com a gestão de sustentabilidade. Em sinergia com nossa missão, visão e valores estabelece sua política de sustentabilidade conforme descrito abaixo:

R
espeitar os Princípios do Turismo Sustentável, incluindo as legislações e demais requisitos e compromissos pertinentes à sustentabilidade e subscritos pelas unidades hoteleiras;
Empreender ações sustentáveis reconhecendo-as como relevantes em relação ao nosso negócio;
Satisfazer às expectativas dos clientes em relação aos serviços prestados;
Prevenir a poluição, doenças relacionadas ao trabalho e acidentes pertinentes
a  funcionários e clientes;
Organizar e padronizar os processos privilegiando, sempre que possível, a simplicidade, eficácia e objetividade;
Negociar de forma ética com fornecedores e prestadores de serviços garantindo
o atendimento aos requisitos de sustentabilidade;
Sensibilizar às demais partes interessadas para questões relacionadas à sustentabilidade;
Atuar em busca do alcance aos objetivos e metas por meio do monitoramento periódico de indicadores, buscando o equilíbrio entre as perspectivas ambiental, social, cultural
e econômica;
Buscar permanentemente a motivação e o comprometimento dos funcionários;
Interagir proativamente, sempre que possível, com as comunidades em seus entornos;
Liderar como meta permanente em nossos segmentos;
Incentivar o desenvolvimento das competências dos funcionários;
Desenvolver os processos com base no princípio da melhoria contínua do sistema
de gestão de sustentabilidade;
Analisar criticamente e periodicamente esta política para garantir sua permanente adequação;
Divulgar esta política e o sistema de gestão de sustentabilidade por meio de ações
de comunicação junto às partes interessadas;
Estruturar o acompanhamento dos objetivos, metas e indicadores de sustentabilidade.

Em busca do alcance de nossa política de sustentabilidade, as seguintes ações já são realidade no Windsor Atlantica Hotel.
Desde a construção do prédio, tecnologias sustentáveis foram implementadas para garantir o menor impacto ao meio ambiente, como:


• Utilização de lâmpadas de baixo consumo com utilização de tecnologia led em todos os quartos;

• Corredores com lâmpadas dicróicas e fitas leds;

• Sensores de presença nos corredores sociais 

• Nas cozinhas, utilização de gás natural encanado;

• Iluminação natural nos quartos;

• Reutilização das águas cinzas - sistema de recuperação das águas das pias e chuveiros através de filtro de carvão ativado para utilização nas descargas;

• Captação de água da chuva para serem reutilizadas

• Torneiras, chuveiros e descargas inteligentes: torneiras com reguladores de fluxo e descargas nos sanitários pelo sistema dois fluxos; 


• Torneiras de baixo consumo possuem controle de temperatura pelos controladores e acumuladores eletrônicos que mantém a temperatura a 60 graus;

OUTRAS AÇÕES DO SISTEMA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL:

Adoção do boulevard da Avenida Princesa Isabel: No ano de 2010 a Rede Windsor, em parceria com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, adotou os jardins e chafarizes do boulevard da Avenida Princesa Isabel. Há anos precisando de revitalização, o grande portão de entrada para Copacabana passou por um completo processo de revitalização. s chafarizes foram recuperados e reativados depois de um longo período fora de funcionamento. Os jardins, por sua vez, foram refeitos seguindo o projeto original do paisagista Roberto Burle Marx. Diariamente a equipe do Windsor Atlantica realiza a limpeza da área e manutenção dos jardins

Adesão ao programa de turismo sustentável: Travelife: O Windsor Atlantica aderiu ao programa de turismo sustentável, a fim de se certificar como um hotel sustentável pelo Travelife. O processo de certificação está em andamento.

Escola Windsor de Hotelaria: Projeto pioneiro que contribuiu efetivamente para qualificar mão de obra para o mercado hoteleiro carioca e melhorar a qualidade de vida na comunidade ao redor. Funciona no Centro de Cidadania Reinaldo De Lamare, em frente da Rocinha, em São Conrado e é patrocinada pela Rede Windsor de Hoteis 

• Principais produtos de limpeza utilizados no hotel são biodegradáveis: Principais fornecedores dos produtos químicos utilizados na limpeza do hotel são atestados como biodegradáveis. 

• Gerenciamento de resíduos de acordo com as legislações locais: Foi implementado o procedimento de gerenciamento de resíduos, onde é garantido a adequação do manuseio, armazenamento e descarte adequado dos resíduos.

• Segregação dos materiais recicláveis: Resíduos de papel / papelão, alumínio e garrafas pet são segregados na área de resíduos, prensados e levados para cooperativas de reciclagem.

• Transporte e destinação adequada dos resíduos por empresas licenciadas: Resíduos perigosos e não perigosos são transportados e destinados adequadamente por empresas licenciadas, de acordo com a legislação vigente. Manifestos de resíduos são emitidos. 


• Utilização de gases ecológicos nos equipamentos de refrigeração: Optou-se por utilizar no sistema de refrigeração gases ecológicos: CFC 404 A / 132 A HFC-125 / 143A / 134ª – 44 / 52 / 4% PP, substituindo os CFCs. • São fornecidos aos hóspedes informações sobre a proteção ambiental no destino: São entregues pela recepção folders informativos e é explanado oralmente sobre a proteção ambiental na cidade.

• Dispositivos automáticos nos quartos para desligar o ar condicionado quando uma janela é aberta: Essa ação foi implementada visando a diminuição do consumo de energia elétrica, já que quando uma janela é aberta no quarto do hóspede, o sistema de ar condicionado é desativado automaticamente.

• Utilização de sistemas de fechaduras com cartões magnéticos e sensores fotoelétricos para desligar a eletricidade quando os quartos ficam vagos: Essa ação foi implementada, visando a diminuição do consumo de energia elétrica, já que quando o quarto se encontra vago, a energia é desativada. 




RESERVAS Utilize a conveniência das reservas on-line para efetuar sua reserva neste hotel.